João JESUS Ferreira

 

CURRICULUM VITAE


JOÃO MANUEL LOURENÇO DE JESUS FERREIRA
MAIO DE 2010

CURRICULUM VITAE
Nome: JOÃO MANUEL LOURENÇO DE JESUS FERREIRA
Data de Nascimento: 16 de Fevereiro de 1952
Nacionalidade: Portuguesa

HABILITAÇÕES ACADÉMICAS:
a) Curso Superior de Engenharia Electromecânica, pelo Instituto Militar dos Pupilos do Exército, com a classificação final de 14 valores (1972).
b) Curso Superior, Universitário, de Engenharia Electrotécnica, pelo Instituto Superior Técnico, com a classificação final de 15 valores (1977).
c) Curso de Mestrado em Política, Economia e Planeamento de Energia pelo Instituto Superior de Economia e Instituto Superior Técnico, com a classificação de 16 valores (1987).
d) Curso Geral de Gestão da Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Economia, Departamento de Gestão / MBA (ano lectivo 1994/1995), com a classificação final/global de Muito Bom.
e) Frequência no Curso de Estudos Europeus - Dominante Económica - no Centro de Estudos Europeus da Universidade Católica Portuguesa (ano lectivo de 1989/1990).
f) Frequência no Curso “Executive MBA” – na Escola de Direcção e Negócios AESE, em Lisboa (anos de 2001 e 2002).
HABILITAÇÕES PROFISSIONAIS:
a) Membro da Ordem dos Engenheiros – Colégio de Engenharia Electrotécnica. Membro Sénior e Especialista em Energia.
b) Membro Efectivo da ANET - Associação Nacional dos Engenheiros Técnicos – Colégio de Engenharia Mecânica.
c) Perito Qualificado do SCE - Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios.


OUTROS CURSOS E ESPECIALIZAÇÕES TÉCNICAS:
a) Curso de formador para a formação específica dos Peritos Qualificados no âmbito do Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios, referente aos seguintes módulos:
• Módulo “RCCTE”;
• Módulo “RSECE - Energia”;
• Módulo “RSECE - Qualidade do Ar Interior (QAI)”;
• Módulo “Certificação”.
b) Especialização em Acústica Arquitectural e Controlo de Ruído Industrial no decorrer do desempenho da actividade profissional em empresa da especialidade, complementada com várias acções de formação.
c) Especialização em Política, Economia e Gestão da Energia, obtida no decorrer do desempenho da actividade profissional, complementada com várias acções de formação.
ACTIVIDADE PROFISSIONAL:
Início da actividade profissional a 1 de Abril de 1974 em empresa do ramo da Acústica e da Térmica, em Edifícios, assim como, em Instalações Industriais. Desde aquela data, o exercício da actividade profissional desenvolveu-se nas áreas da Administração e Gestão de Empresas e de Instituições Públicas; Política Energética e do Ambiente; Economia e Gestão de Energia; Utilização Racional e Eficiente de Energia; Energias Renováveis e Alternativas; Análise Económica de Projectos de Investimento; Projectos de Engenharia nos domínios da Iluminação, Instalações Eléctricas, Instalação de Ar Condicionado, Instalações de Protecção Contra Incêndios, Instalações Mecânicas, Acústica Arquitectural e Controlo de Ruído em Instalações Técnicas.
a) Exerceu actividade Técnico-Comercial nas empresas:
 VORTEX, Engenharia e Ambiente;
 NÓNIO, Representações.
b) Exerceu actividade de Consultor Técnico no MONTEPIO GERAL.
c) Exerceu actividade de Engenheiro Projectista em importantes Gabinetes de Projecto, nomeadamente na MAROBAL e na LUSOTECNA.
d) Exerceu funções de Direcção nos Grupos Empresariais GRÃO-PARÁ e INTERHOTEL.
e) Exerceu funções de Consultor no CEEETA – Centro de Estudos de Economia de Energia, Transportes e Ambiente da Universidade Técnica de Lisboa.
f) Exerceu funções de Consultor na Secretaria de Estado do Ambiente e dos Recursos Naturais - Programa VALOREN.


g) Exerceu funções de Assessor da D.G.E. - Direcção Geral de Energia, no Departamento de Serviços de Utilização Racional de Energia.
h) Colaborou com o Departamento Engenharia Mecânica do I.S.T. – Instituto Superior Técnico, na docência de um módulo dedicado à Gestão de Energia, nos Cursos de Licenciatura em Engenharia Mecânica e nos Cursos de Mestrado em Energia.
i) Exerceu funções docentes no Ensino Superior de Engenharia, desde 1975 até 2001, no Instituto Militar dos Pupilos do Exército.
j) Exerceu funções docentes na UAL – Instituto Sócrates, nos cursos de Pós-Graduação da Área de Energia.
k) Exerceu funções de Director do C.C.E. – Centro para a Conservação de Energia (Actual ADENE – Agência para a Energia), desde Setembro de 1988 a Dezembro de 1995.
l) Foi membro do Conselho de Administração das sociedades ACIT – Assistência e Condução de Instalações Técnicas, S.A. e AXIMA Portugal – Engineering & Contracting, S.A.
m) Exerceu funções de Director Geral do consórcio responsável pela concepção, realização, exploração e manutenção do projecto de “Produção e Distribuição Urbana de Energia Térmica” no Parque das Nações, de 1995 a 2003.
n) Exerceu funções de Administrador Executivo e de Director Geral do grupo AMEC SPIE PORTUGAL (participada do Grupo inglês AMEC), durante o ano de 2004.
o) Foi Presidente do Conselho de Administração das sociedades OELE – Instalações Eléctricas e Mecânicas, S.A., EVALE – Construções Metálicas e eléctricas, S.A., CISEC – Manutenção e Instalações Técnicas, S.A., SOMETIN – Sociedade de Metalúrgica Industrial S.A., SOLUÇÕES ESTRUTURADAS – Instalações Técnicas Especiais, S.A.
p) Fundou a sociedade Ad Mensuram – Consultoria em Engenharia e Gestão, Lda.
q) Participou, como sócio fundador, na criação da empresa Certificação Mais – Sociedade Portuguesa de Certificação de Edifícios, Lda.
r) Participa, como formador, nos Cursos de Gestão de Energia na Industria, tendo sob sua responsabilidade o módulo da Gestão da Manutenção e da Análise Financeira de Projectos de Investimento, organizados pela ADENE – Agência para a Energia.
s) Participa, como formador, nos Cursos do Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios (RSECE - Energia e RSECE-QAI), organizados pelo ISEL – Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e pela SGS Portugal.


ACTIVIDADES COMPLEMENTARES:
a) Membro da Ordem dos Engenheiros – Colégio de Engenharia Electrotécnica. Membro Sénior e Especialista em Energia.
b) Membro da ANET - Associação Nacional dos Engenheiros Técnicos – Colégio de Engenharia Mecânica. Membro Efectivo.
c) Colaborou na Comissão Fundadora da Sociedade Portuguesa de Acústica, na qual ocupou o lugar de 1º Secretário da Assembleia Geral.
d) Colaborou nas Comissões Técnicas de Normalização do Ministério da Indústria e Tecnologia (Ramo da Acústica).
e) Foi representante nacional, junto da ISO, para os grupos de trabalho sobre normalização de "Ruído em Sistemas de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado".
f) Membro da SPA – Sociedade Portuguesa de Acústica e da S.P.E.S. - Sociedade Portuguesa de Energia Solar.
g) Membro do CREM – Centre de Recherche et d’Enseignement en Energie et Techniques Municipales; Martigny; (Suíça).
h) Membro da IAEE – Internacional Association for Energy Economics (USA).
i) Foi o representante nacional junto da EFEM - European Federation of Energy Management Associations; Bruxelas (Bélgica).
j) Vogal da subcomissão dos Regulamentos das Condições Térmicas dos Edifícios do Conselho Superior de Obras Públicas e Transportes.
k) Vogal da Comissão para a Elaboração e Acompanhamento do Plano Energético Nacional.
l) Representante na CNURE – Comissão Nacional para a Utilização Racional de Energia, órgão da Secretaria de Estado da Energia.
m) Foi o representante nacional e presidente do grupo de marketing para as Tecnologias Energéticas, Cogeração e Redes Urbanas de Frio e Calor (DHC), no âmbito da Comissão das Comunidades Europeias (DG XVII).
n) Exerceu funções de perito da Comissão das Comunidades Europeias (DG XVII - Thermie) para a Gestão Técnica de Projectos Energéticos: "Thermie Technical Manager".
o) Desempenhou funções de consultor da Parque EXPO'98 para assuntos relacionados com Economia de Energia em Edifícios e Infra-estruturas Energéticas.


REALIZAÇÕES PROFISSIONAIS:
Domínio da Engenharia
• Realização de vários Estudos e Projectos de Engenharia, com a gestão e fiscalização global de Obras, nos domínios das Instalações Técnicas e Especiais, Energia e Ambiente, para várias empresas de diversos sectores de actividade económica, como sejam a título exemplificativo:
- GALP Energia - UNITEL – Angola
- PORTUGAL TELECOM - TRANQUILIDADE – Seguros
- EDP – Electricidade de Portugal - TAP - Air Portugal
- DGE – Direcção Geral Energia - SHEEL PORTUGUESA
- MONTEPIO GERAL - HOTEL MERIDIEN
- CGD - Caixa Geral de Depósitos - HOTEL SHERATON
- AUTÓDROMO DO ESTORIL - TEXTO EDITORA
- CLIMAESPAÇO - PARQUE EXPO’98, SA
- INTERHOTEL - GRÃO PARÁ Hotel Group
- SPORT TV - QUINTA DA MARINHA
• Coordenação e Direcção Técnica de Auditorias Técnicas e Energéticas em vários estabelecimentos de saúde.

Domínio do SCE
Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios
• Coordenação e Direcção Técnica dos processos de Certificação Energética e Qualidade do Ar Interior de vários edifícios.

• Coordenação e Direcção Técnica dos processos de Gestão e Organização do Sistema de Manutenção (TRF) de vários edifícios.

Domínio da Gestão
• Realização, implementação e acompanhamento de projectos de Estruturação e Organização de Negócios ou de Empresas, para várias sociedades de diversos sectores de actividade económica, como sejam a título de exemplo:
- EDP – Electricidade de Portugal - M A N Group
- CLIMAESPAÇO - CCE – Centro Conservação da Energia
- TURBOMAR Energia - AMEC SPIE Portugal
- EDP Corporate - Grupo Turbomar
• Organização e estruturação de áreas de negócios nos domínios da Manutenção Multitécnica e “Facilities Management”, para várias empresas de diversos sectores da actividade económica.
• Reorganização de empresas e de unidades de negócios, numa perspectiva de alargamento de actividades e de desenvolvimento de negócios, para várias sociedades de diversos sectores da actividade económica.
Outras Realizações
• Realização de vários estudos e publicação de artigos no domínio da Economia, da Energia, da Utilização Racional e Eficiente de Energia e do Ambiente.
• Participação, na qualidade de orador e/ou assistente, em diversos seminários e congressos no âmbito da Electrotecnia, da Energia e do Ambiente.
• Autor principal do primeiro livro escrito em língua portuguesa dedicado à Economia e Gestão da Energia.
• Estadias profissionais (e de turismo) em vários países, nomeadamente em Angola, Brasil, Suíça, Bélgica, França, Espanha, Dinamarca, Holanda, Grécia, Reino Unido, Itália, Alemanha, Suécia, Áustria, Hungria, República Checa, Estados Unidos da América, Tunísia, Coreia do Sul, Marrocos, Rússia, Finlândia, Sri Lanka, Turquia, Jamaica, Peru, entre outros.


EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
ANOS DE 2005 a 2010
Fundou, em 2008, a empresa Ad Mensuram Madeira, Lda., que iniciou a sua actividade no domínio da consultoria nas áreas da gestão de negócios, engenharia, energia e ambiente e no âmbito do Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios, sob a marca JesusFerreira Consultores - energyconsulting. Exerce desde aquela data as funções de Presidente de Conselho de Gerência.
Fundou, em 2006, a empresa Sociedade Portuguesa de Certificação de Edifícios, que iniciou a sua actividade no domínio do Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios. Exerceu, desde aquela data, as funções de Presidente do Conselho de Gerência até Maio de 2008, data em que alienou a sua participação naquela sociedade.
Fundou, em 2005, a empresa Ad Mensuram, Lda., que iniciou a sua actividade no domínio da consultoria nas áreas da gestão de negócios, engenharia, energia e ambiente e, mais tarde, no âmbito do SCE - Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios e do SGCIE – Sistema de Gestão dos Consumos Intensivos de Energia, sob a marca JesusFerreira Consultores - energyconsulting. Exerce desde aquela data as funções de Presidente de Conselho de Gerência.
Alguns projectos recentes mais importantes:
• Organização e reestruturação de novas áreas de negócios, nos domínios da Manutenção Multitécnica e de outros serviços complementares, para importante grupo da área da energia eléctrica.
• Reorganização da empresa e de unidades de negócios, numa perspectiva de alargamento de actividades e de desenvolvimento de negócios, para um grupo da área da prestação de serviços nos domínios da Energia e Ambiente.
• Auditoria às Instalações técnicas e especiais de vários edifícios e locais técnicos de importante empresa de telecomunicações móveis de Angola, incluindo planos de manutenção e formação profissional.
• Projecto de Engenharia de um sistema de Rede de Distribuição Urbana de Frio e Calor com Central de Produção de Energia em Cogeração - Trigeração, para um Parque Urbano de Ciência e Tecnologia.
• Levantamento exaustivo, com a produção das necessárias peças desenhadas, das Instalações Técnicas e Especiais de todos os centros de comutação, outros edifícios e locais técnicos, de importante empresa de telecomunicações móveis de Angola.


• Consultoria e produção de manuais técnicos no âmbito da utilização racional da energia, de acordo com as exigências do sistema nacional de certificação energética e da qualidade do ar interior nos edifícios, para importante grupo empresarial do sector do turismo e hotelaria.
• Auditorias (técnicas e energéticas) às instalações técnicas e especiais dos edifícios e locais técnicos de operador de televisão, incluindo a simulação dinâmica energética dos edifícios, de acordo com as exigências do sistema nacional de certificação energética e da qualidade do ar interior nos edifícios.
• Projectos das especialidades (AVAC e Instalações Eléctricas), incluindo a simulação dinâmica e energética dos edifícios, de acordo com as exigências do sistema nacional de certificação energética e da qualidade do ar interior nos edifícios, para vários edifícios de residências Sénior: Lar de S. José; Lar de Leomil; Lar da Pampilhosa da Serra, entre outros.
• Estudo prévio da Central Térmica de Produção de Energia, com turbinas a gás, para SOLVAY Portugal.
• Estudo prévio da Central Térmica de Produção de Energia, com turbinas a gás, para PORTUCEL.
• Projecto de Engenharia de um sistema de produção de águas quentes, com recurso à energia solar, para o edifício Camões, da Caixa Geral de Depósitos, no Porto.
• Auditoria Técnica e Energética à Instalação de Cogeração do Palácio do Gelo, em Viseu.
• Auditoria Energética e da Qualidade do Ar Interior do edifício do Hospital Prof. Dr. Fernando da Fonseca (Amadora - Sintra), incluindo a simulação dinâmica energética do edifício, de acordo com as exigências do SCE - Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios, com a consequente emissão do Certificado de Desempenho Energético.
• Auditoria Energética e da Qualidade do Ar Interior do edifício do Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, incluindo a simulação dinâmica energética do edifício, de acordo com as exigências do SCE - Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios, com a consequente emissão do Certificado de Desempenho Energético.
• Auditoria Energética a vários edifícios de grande dimensão da Caixa Geral de Depósitos, incluindo a simulação dinâmica energética do edifício, de acordo com as exigências do SCE - Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios, com a consequente emissão do Certificado de Desempenho Energético.


• Auditoria Energética e da Qualidade do Ar Interior dos edifícios dos Casinos de Lisboa e do Estoril, incluindo a simulação dinâmica energética do edifício, de acordo com as exigências do SCE - Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios, com a consequente emissão do Certificado de Desempenho Energético.
• Auditoria Energética e da Qualidade do Ar Interior dos vários edifícios do grupo Espírito Santo Saúde, incluindo a simulação dinâmica energética do edifício, de acordo com as exigências do SCE - Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios, com a consequente emissão do Certificado de Desempenho Energético.
• Auditoria Energética e da Qualidade do Ar Interior de vários edifícios do grupo José de Mello-Saúde, incluindo a simulação dinâmica energética do edifício, de acordo com as exigências do SCE - Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios, com a consequente emissão do Certificado de Desempenho Energético.
• Auditoria Energética e da Qualidade do Ar Interior de alguns edifícios da Portugal Telecom, incluindo a simulação dinâmica energética do edifício, de acordo com as exigências do SCE - Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios e do RGCE – Regulamento da Gestão dos Consumos de Energia, com a consequente emissão do Certificado de Desempenho Energético.
• Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior do edifício sede Caixa Geral de Depósitos, na Av. João XXI, incluindo a simulação dinâmica energética do edifício, de acordo com as exigências do SCE - Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios.
• Análise de viabilidade técnico-económica de tecnologias eficientes de conversão e produção de energia (eléctrica e térmica) para vários edifícios do Grupo Caixa Geral de Depósitos, com a determinação de projectos específicos. As tecnologias de produção de energia são, preferencialmente, as que utilizem energia renovável como fonte primária.
• Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior do novo Hospital de Cascais, incluindo a simulação dinâmica energética do edifício, de acordo com as exigências do SCE - Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios.
• Organização e Gestão dos sistemas de Manutenção de vários edifícios, no âmbito das exigências regulamentares (RSECE).
• …


ANO DE 2004
Desempenhou na AMEC SPIE PORTUGAL, SGPS, as funções de Administrador Executivo e de Director Geral, e de Presidente do C.A. das sociedades participadas.
Empresas participadas, do grupo:
OELE – CONSTRUÇÕES ELÉCTRICAS E MECÂNICAS, S.A.
• Volume de negócios em 2003: 23 774 k€
• Número de colaboradores: 160
• Principais projectos em 2004:
 Corinthia Hotel Alfa – Instalações eléctricas mecânicas e AVAC
 Freeport – Instalações eléctricas, mecânicas e ventilação
 Jaba Farmacêutica – Instalações eléctricas, mecânica, AVAC
 Laboratórios Iberfar – Electricidade, mecânica e AVAC
 Palácio Sottomayor – Instalações eléctricas, mecânicas AVAC segurança telecomunicações
 Jaba Farmacêutica – Instalações eléctricas, mecânica, AVAC
EVALE – CONSTRUÇÕES METÁLICAS E ELÉCTRICAS, S.A.
• Volume de negócios em 2003: 3 800 k€
• Número de colaboradores: 60
• Principais projectos em 2004:
 Metropolitano do Porto – Quadros eléctricos
 Metropolitano de Lisboa – Quadros eléctricos
 Freeport – Quadros eléctricos
CISEC – MANUTENÇÃO E INSTALAÇÕES ELÉCTRICAS, S.A.
• Volume de negócios em 2003: 3 600 k€
• Número de colaboradores: 60
• Principais projectos em 2004:
 Banco de Portugal – Manutenção do ar condicionado
 Parque Expo – Manutenção global das fontes e jogos de água
 Continental Mabor – Manutenção do sistema ar condicionado e ventilação das instalações fabris
 Jaba Farmacêutica – Manutenção multitécnica das instalações fabris e escritórios
SOMETIN – SOCIEDADE DE METALURGIA INDUSTRIAL, S.A.
• Volume de negócios em 2003: 6 700 k€
• Número de colaboradores: 90
• Principais projectos em 2004:
 Paragem da Petrogal
 Petrogal – Renovação do Porto de Leixões
16
SOLUÇÕES ESTRUTURADAS – INSTALAÇÕES TÉCNICAS ESPECIAIS, S.A.
• Volume de negócios em 2003: 1 700 k€
• Número de colaboradores: 20
• Principais projectos em 2004:
 Corinthia Alfa Hotel – Rede de comunicação
 Freeport – Rede de comunicação e segurança, controle de acessos
 Estádio do Sport Lisboa e Benfica – Backbone de fibra óptica da rede de
controlo de acessos
 Palácio da Justiça – Rede estruturada
ANOS DE 1995 A 2004
Desempenhou na CLIMAESPAÇO - SOCIEDADE DE PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO URBANA DE ENERGIA TÉRMICA, S.A., as funções de Administrador Executivo e de Director-Geral, desde o dia 1 de Dezembro de 1995.
Projectos mais importantes:
• SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO URBANA DE FRIO E CALOR NA Z.I. DA EXPO’98 –
Cogeração com Turbinas a Gás Natural e produção de água gelada por ciclo de absorção.
 Investimento: 75 Milhões de Euros (Escudos de 1995)
 Volume de negócios: 10 a 15 Milhões de Euros por ano (Escudos de 1995)
 Penetração no mercado: 95%
 Colaboradores directos envolvidos: 8 Técnicos Superiores, 14 Técnicos de Exploração, 3 Técnicos de Manutenção, 5 Administrativos e Secretárias
• CENTRAIS DE COGERAÇÃO
Unidade Estratégica de Negócios na fase inicial de desenvolvimento.
Colaboradores directos envolvidos: 1 Técnico Superior
• MANUTENÇÃO DE INSTALAÇÕES E SISTEMAS
“Facilities Management” e Multiserviços: Gestão técnica e manutenção de instalações técnicas e especiais edifícios e de instalações industriais.
Unidade Estratégica de Negócios na fase inicial de desenvolvimento.
Colaboradores directos envolvidos: 1 Técnico Superior e 3 Técnicos de Manutenção.


ANOS DE 1988 A 1995
Desempenha no C.C.E. - Centro para a Conservação de Energia (Actual ADENE – Agência para a Energia) a função de Director daquele Centro estando a seu cargo a coordenação e a gestão técnica de toda a actividade, bem como o apoio à Gestão Global da Instituição.
Alguns dados das actividades sob sua responsabilidade:
 Volume de negócios: 2 500 a 3 750 k€ (Escudos de 1995)
 Penetração no mercado da consultoria em Energia: 75%
 Colaboradores directos envolvidos: 30 Técnicos Superiores, 10 Administrativos e Secretárias.
As várias actividades desenvolvidas pelo C.C.E. sob sua responsabilidade foram, entre outras, as seguintes:
• GESTÃO DE ENERGIA
 Aplicação e acompanhamento do Regulamento de Gestão dos Consumos de Energia (R.G.C.E.)
 Energy - Bus (Laboratório Móvel de Controlo de Energia)
 Utilização Racional de Energia nos Edifícios
 Utilização Racional de Energia na Indústria
 Auditorias Energéticas e Tecnologias
 “Monitoring & Targeting”
 “Demand-side Management”
• SISTEMA DE ESTÍMULOS E BASE DE DADOS
 SIURE, Sistema de Incentivos à Utilização Racional de Energia
 Base de Dados URE - Utilização Racional da Energia
• ENERGIAS ALTERNATIVAS E RENOVÁVEIS
 Energia solar térmica da baixa temperatura
 Energia solar fotovoltaica
 Sistemas de produção e utilização de Biogás
 Resíduos sólidos urbanos
 Plano Nacional de Objectivos para as Energias Renováveis
• UTILIZAÇÃO RACIONAL DA ENERGIA ELÉCTRICA (UREE)
Direcção do projecto C.C.E./EDP que inclui, entre outras acções, as seguintes:
 Ensaios de equipamentos eléctricos e tratamento técnico-económico dos dados
 Elaboração de diversos Manuais sobre URE Eléctrica
 Formação de quadros superiores da EDP na perspectiva da URE Eléctrica
 Avaliação técnico-económica dos Sistemas "Bomba de Calor"


 Caracterização Energética de vários subsectores da actividade industrial
• G.A.C.E.E. - GABINETE DE APOIO À CONSERVAÇÃO DE ENERGIA NOS EDIFÍCIOS
- Direcção, conjunta com a F.E.U.P. - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, do G.A.C.E.E. cujo objectivo é o desenvolvimento de projectos - programa dedicados à gestão e utilização eficiente da energia nos edifícios em geral. O âmbito de actuação deste gabinete inclui um alargado universo de acções, destacando-se, entre outros, projectos dedicados à realização de auditorias a vários níveis, acompanhamento e revisão de regulamentação energética do sector, estudos específicos de conservação de energia em edifícios e reabilitação energética de edifícios antigos. Esta actividade foi desenvolvida no período de 1992 a 1994.
• PLANO ENERGÉTICO NACIONAL
- Introdução, no exercício de planeamento, de cenários com conteúdo evidente de utilização racional de energia e consequente melhoria na eficiência energética da economia portuguesa.
• OUTROS PROGRAMAS NO ÂMBITO DA UTILIZAÇÃO RACIONAL DE ENERGIA E DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS
- Estudo de Mercado para a determinação do potencial de Investimento em Conservação de Energia, trabalho realizado pelo C.C.E. e EGF para a EDP - Electricidade de Portugal.
- Análise técnico-económica dos vários sistemas de Cogeração, no contexto da actual política energética e de incentivos, constituído por um Relatório Final e cinco Relatórios parciais.
- Acompanhamento de aplicações de Gestão de Energia em Edifícios através da execução dos protocolos estabelecidos com o Estádio Universitário de Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa e Estado Maior da Força Aérea Portuguesa.
- Responsável pela elaboração do Programa Nacional de Acção referente ao programa comunitário PACE.
- Estudo sobre a avaliação das acções de promoção das energias renováveis em Portugal no período de 1973 a 1990, trabalho realizado para a Comissão das Comunidades Europeias, DG XVII.
- Estudo sobre a identificação de barreiras à penetração do Financiamento por Terceiros.
- Elaboração do Plano Nacional de Objectivos para as Energias Renováveis em Portugal.


- Elaboração de um estudo para a Metodologia de avaliação do impacte da execução do programa PACE.
- Participação no Estudo sobre "Comparação de Indicadores de Eficiência Energética nos Países da Europa", trabalho liderado pela ADEME para a DG XVII da Comissão das Comunidades Europeias.
• ACÇÕES DE ÂMBITO COMUNITÁRIO
- Programa PACE: Utilização Racional da Energia Eléctrica
- Programa SAVE: Utilização Racional de Energia
- Representação EFEM: Federação Europeia dos Gestores de Energia
- Programa THERMIE: Utilização Racional de Energia e Tecnologias energéticas
- Perito da Comissão das Comunidades Europeias (DG XVII) para a gestão técnica de projectos energéticos.
OUTRAS ACTIVIDADES
Além do desempenho de funções de Director do C.C.E. desenvolveu, neste Centro, funções de apoio e de assessoria à Administração para a gestão geral do C.C.E.
Manteve a actividade docente no ensino superior de engenharia do I.M.P.E. - Instituto Militar dos Pupilos do Exército.
Colaborou com o Departamento de Engenharia Mecânica do I.S.T. - Instituto Superior Técnico, na docência de um módulo dedicado à Gestão de Energia.
Desempenhou funções de Consultor Técnico do Parque EXPO’98, S.A. para assuntos relacionados com Economia de Energia em Edifícios e com as Infra-estruturas Energéticas, tal como o sistema de produção centralizada de frio e de calor.
Iniciou a preparação de tese de Doutoramento em Ciências da Engenharia, para a faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, abordando o tema "Indicadores de Caracterização Energética para uma nova Economia".
ANOS DE 1987 E 1988
A partir do dia 1 de Janeiro de 1987 passou a colaborar no CEEETA - Centro de Estudos de Economia de Energia da Universidade Técnica de Lisboa, para apoio ao desenvolvimento do Programa Comunitário VALOREN em Portugal.
Coordenou e participou na docência e na elaboração do manual técnico de um curso de formação profissional - Projectistas de Instalações de Energias Alternativas - promovido pela R.S.P. e com o apoio do Fundo Social Europeu, com a duração de 4 meses.
Participou em projectos de investigação no CREM - Centre de Recherche en Énergie de Martigny, da EPFL - École Polytechnique Fédérale de Lausanne, na Suíça.


Realizou, no I.S.T., um curso de CONSERVAÇÃO DE ENERGIA NOS TRANSPORTES no âmbito do programa COMETT das Comunidades Europeias.
Iniciou, em Janeiro de 1988, o exercício de funções de Assessor na Direcção Geral de Energia, junto da Direcção de Serviços de Utilização Racional de Energia.
Em Setembro de 1988 foi destacado para o C.C.E. - Centro para a Conservação de Energia na qualidade de Director.
ANOS DE 1983 A 1986
Em Agosto de 1983 iniciou o desempenho funções de Director no Grupo GRÃO PARÁ e da INTERHOTEL, S.A. , estando a seu cargo o desenvolvimento e a realização de novos projectos, bem como a coordenação e supervisão dos Serviços Técnicos de Manutenção de todas as unidades hoteleiras do Grupo Empresarial Grão-Pará, no âmbito das instalações de AVAC e das instalações técnicas e especiais.
Em Janeiro de 1986 iniciou o Curso de Mestrado em Política, Economia e Planeamento de Energia no Instituto Superior de Economia e no Instituto Superior Técnico (I.S.E./I.S.T.).
Coordenou e participou na docência e elaboração de manual técnico de um curso de formação profissional - Instaladores Electromecânicos de Grupos Electrogéneos - promovido pela TURBOMAR e com o apoio do Fundo Social Europeu, com a duração de 8 meses.
Desde Setembro de 1986, passou a desempenhar funções de Consultor Técnico na firma LUSOTECNA para a execução de projectos de engenharia ligados ao sector da Energia e da Acústica.
ANOS DE 1980 a 1982
Em Abril de 1980 iniciou o desempenho de funções técnico-comerciais nos Departamentos de Electrónica Industrial e de Acústica da firma NÓNIO – Gabinete de Representação, Assistência Técnica, Estudos e Projectos, Lda., tendo sob sua responsabilidade o desenvolvimento de sistemas integrados em centros de informática e a aplicação de sistemas de fornecimento de energia eléctrica, sem interrupção, de grandes potências.
Em Agosto de 1981 passou a desempenhar funções de Consultor Técnico na firma MAROBAL para a execução de projectos de engenharia (instalações técnicas e especiais) de edifícios dos sectores da hotelaria e bancário.


ANOS DE 1974 a 1979
Em Abril de 1974, em acumulação com o serviço militar, iniciou a sua actividade profissional na firma VORTEX - empresa dos sectores da Acústica, Isolamentos Térmicos e Instalações Técnicas e Especiais, desempenhando funções no Gabinete Técnico e apoiando o Departamento Comercial.
Em Fevereiro de 1975 iniciou a sua actividade docente, no ensino superior de engenharia electrotécnica (Energia e Sistemas de Potência) do I.M.P.E. – Instituto Militar dos Pupilos do Exército.
Em Março de 1977 conclui, no Instituto Superior Técnico, a Licenciatura em Engenharia Electrotécnica, com a média final de 15 valores (ramo de Energia e Sistemas de Potência).
Em Janeiro de 1978 assume a Direcção Técnica da VORTEX, passando a ser o responsável pelos Estudos, Projectos e Execução de Obras referentes a esta empresa.
Em Fevereiro de 1979 iniciou a actividade de Consultor Técnico do MONTEPIO GERAL, para assuntos de Obras, relacionadas com as Instalações Técnicas e Especiais de edifícios e de agências bancárias, no âmbito do projecto e da manutenção de sistemas e equipamentos referentes às instalações técnicas e especiais.
ANO LECTIVO DE 1972/1973
Ingressou no Exército para cumprimento do serviço militar obrigatório, como Oficial Miliciano do S.M.. Foi colocado na Escola Prática do Serviço de Material em Sacavém.
Em Outubro de 1973 ingressa no Instituto Superior Técnico, no curso de Engenharia Civil.
ANO LECTIVO 1971/1972
Terminou no Instituto Militar dos Pupilos do Exército o Curso Superior de Electrotecnia e Máquinas, com a classificação final de 14 valores, incluindo estágio de "Aptidão Profissional". Este estágio, com a duração de um ano foi realizado na General Motors e na TAP – Air Portugal.

TRABALHOS REALIZADOS NO ÂMBITO DA CONSULTADORIA EM GESTÃO
Realização, implementação e acompanhamento de projectos de Estruturação e Organização de Negócios ou de Empresas, assessoria à gestão de empresas e apoio às negociações para o desenvolvimento de projectos de investimento.
• CCE Centro para a Conservação de Energia
Organização e estruturação geral da instituição.
• EDP -Electricidade de Portugal
Estruturação e organização de uma nova área de negócios no âmbito dos serviços de eficiência energética.
• M A N Group
Estruturação e organização de uma nova área de negócios no âmbito da cogeração.
• TURBOMAR Energia
Estruturação e organização de uma nova área de negócios no âmbito da cogeração.
• Grupo Turbomar
Reorganização do grupo e de unidades de negócios, numa perspectiva de alargamento de actividades e de desenvolvimento de negócios.
• CLIMAESPAÇO
Organização e estruturação geral da instituição. Organização de novas áreas de negócios no âmbito das redes urbanas de frio e calor, da cogeração e trigeração e de serviços de manutenção multitécnica.
• EDP Corporate
Estruturação e organização de uma nova área de negócios no âmbito dos serviços especializados e da manutenção multitécnica.


TRABALHOS REALIZADOS NO ÂMBITO DA CONSULTADORIA E DO PROJECTO EM ENGENHARIA
Realização de vários Estudos e Projectos nos ramos de Electrotecnia (Energia e Electrónica), da Acústica, da Iluminação, Ar Condicionado e das Instalações Especiais, de uma forma geral, para algumas empresas e organismos, bem como a gestão da execução de obras relacionadas, entre outras:
• REN – REDES ENERGÉTICAS NACIONAIS – Gestão e organização do Sistema de Manutenção, no âmbito das exigências do RSECE, do conjunto dos edifícios que estão afectos à actividade da REN, tais como “Bucelas”, “Estados Unidos da América”, “Sacavém”, entre outros.
• HOSPITAL DE CASCAIS – Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior do novo Hospital de Cascais, incluindo a simulação dinâmica do edifício, de acordo com as exigências do SCE - Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios.
• AMBITERMO - Auditoria Técnica e Energética à Instalação de Cogeração do Palácio do Gelo, em Viseu.
• HOSPITAL PROF. DR. FERNANDO DA FONSECA - Auditoria Energética e da Qualidade do Ar Interior do edifício do Hospital, incluindo a simulação dinâmica energética do edifício, de acordo com as exigências do SCE - Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios, com a consequente emissão do Certificado de Desempenho Energético.
• HOSPITAL DE PONTA DELGADA - Auditoria Energética e da Qualidade do Ar Interior do edifício do Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, incluindo a simulação dinâmica energética do edifício, de acordo com as exigências do SCE - Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios, com a consequente emissão do Certificado de Desempenho Energético.
• MERCEDES BENZ Portugal – Auditoria Energética e da Qualidade do Ar Interior aos edifícios que constituem os complexos de Mem Martins e de Alverca, incluindo a simulação dinâmica energética dos edifícios, de acordo com as exigências do SCE - Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios, com a consequente emissão do Certificado de Desempenho Energético.
• IMOLUX – Certificação Energética das fracções autónomas do complexo habitacional Jardins de S. Lourenço.
• SGS - CASINOS – Auditoria Energética e da Qualidade do Ar Interior aos edifícios dos Casinos de Lisboa e do Estoril, incluindo a simulação dinâmica energética dos edifícios, de acordo com as exigências do SCE – Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios com a consequente emissão do Certificado de Desempenho Energético.


• JOSÉ DE MELLO-SAÚDE – Auditoria Energética e da Qualidade do Ar Interior aos edifícios: British Hospital, Clínica CUF Belém, Clínica CUF Torres Vedras, Clínica CUF Cascais e Hospital CUF Porto incluindo a simulação dinâmica energética do edifício, de acordo com as exigências do SCE – Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios com a consequente emissão do Certificado de Desempenho Energético.
• CB RICHARD ELLIS – Auditoria Energética e da Qualidade do Ar Interior ao edifício Mar Vermelho em Lisboa, incluindo a simulação dinâmica energética do edifício, de acordo com as exigências do SCE – Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios com a consequente emissão do Certificado de Desempenho Energético.
• ESPÍRITO SANTO SAÚDE – Auditoria Energética e da Qualidade do Ar Interior aos edifícios do grupo Espírito Santo Saúde: Hospital da Luz, Casas da Cidade, Casa dos Leões, Hospital de Santiago, Hospital do Mar, Clínica Foco, Clínica Amarante, Clínica Cerveira e Hospital Privado - Clipóvoa, incluindo a simulação dinâmica energética dos edifícios, de acordo com as exigências do SCE – Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios com a consequente emissão do Certificado de Desempenho Energético.
• PORTUGAL TELECOM - Auditoria Energética e da Qualidade do Ar Interior ao edifício sede, nas Picoas e ao edifício Carnide, incluindo a simulação dinâmica energética do edifício, de acordo com as exigências do SCE - Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios e do RGCE – Regulamento da Gestão dos Consumos de Energia, com a consequente emissão do Certificado de Desempenho Energético
• CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS - Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior do edifício sede, Av. João XXI e do edifício da Av. 5 de Outubro, incluindo a simulação dinâmica energética dos edifícios, de acordo com as exigências do SCE - Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios.
• CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS – Auditoria Energética e da Qualidade do Ar Interior aos edifícios “Aliados”, “Av. da França” e “Pç da Liberdade” no Porto, incluindo a simulação dinâmica energética dos edifícios, de acordo com as exigências do SCE - Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios, com a consequente emissão do Certificado de Desempenho Energético.
• CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS - Análise de viabilidade técnico-económica de tecnologias eficientes de conversão e produção de energia (eléctrica e térmica) para vários edifícios do Grupo Caixa Geral de Depósitos, com a determinação de projectos específicos. As tecnologias de produção de energia são, preferencialmente, as que utilizem energia renovável como fonte primária.
• CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS - Projecto de Engenharia de um sistema de produção de águas quentes, com recurso à energia solar, para o edifício Camões, no Porto.


• VISCIVIL - Projectos das especialidades, com aplicação do RSECE (Energia e Qualidade do Ar Interior) incluindo a simulação dinâmica energética dos edifícios de acordo com as exigências do SCE - Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios, para os lares de idosos de S. José, Leomil e da Pampilhosa da Serra.
• UNITEL (Angola) - Levantamento exaustivo, com a produção das necessárias peças desenhadas, das Instalações Técnicas e Especiais de todos os centros de comutação, outros edifícios e locais técnicos.
• GRUPO ONYRIA – Análise do projecto Onyria Quinta da Marinha Boutique Hotel, Club House e Vilas Turísticas, e posterior emissão de Declaração de Conformidade Regulamentar (DCR) no âmbito do SCE - Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios, para obtenção da licença de construção.
• GRUPO ONYRIA – Análise do projecto Onyria Quinta da Marinha Boutique Hotel, Club House e Vilas Turísticas com o objectivo de garantir a sustentabilidade energética e de tornar o projecto numa referência para o sector hoteleiro em Portugal, ao nível da Utilização Racional e Eficiente da Energia.
• QUINTA DA MARINHA – Consultoria e assessoria técnica no acompanhamento e supervisão das equipas de projecto de AVAC, que desenvolvem novos projectos para novas unidades hoteleiras do grupo Onyria.
• QUINTA DA MARINHA - Consultoria e produção de manuais técnicos no âmbito da utilização racional da energia, de acordo com as exigências do SCE - Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios.
• SPORT TV - Auditorias (técnicas e energéticas) às instalações técnicas e especiais dos edifícios e locais técnicos, incluindo a simulação dinâmica energética dos edifícios de acordo com as exigências do SCE - Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios.
• Parque Urbano de Ciência e Tecnologia - Projecto de Engenharia de um sistema de Rede de Distribuição Urbana de Frio e Calor com Central de Produção de Energia em Cogeração - Trigeração.
• Estudo prévio da Central Térmica de Produção de Energia, com turbinas a gás, para SOLVAY Portugal.
• Estudo prévio da Central Térmica de Produção de Energia, com turbinas a gás, para PORTUCEL.
• UNITEL (Angola) - Auditoria às Instalações técnicas e especiais de vários edifícios e locais técnicos da empresa de telecomunicações móveis de Angola, incluindo planos de manutenção e formação profissional.


• CLIMAESPAÇO - concepção, realização, exploração e manutenção do projecto de “Produção e Distribuição Urbana de Energia Térmica” no Parque das Nações;
• TRANSPORTES AÉREOS PORTUGUESES - Acústica e Iluminação;
• PORTUGAL TELECOM - Acústica, Instalações Eléctricas, Iluminação e Ar Condicionado;
• QUIMIGAL - Acústica, Instalações Eléctricas e iluminação;
• EPG (PETROQUIMICA) - Instalações Eléctricas e Iluminação;
• PETROGAL - Acústica;
• COMIBERLAND (NATO - Fonte da Telha) - Controlo de Ruído e Vibrações;
• EDP - Controlo de Ruído e Vibrações;
• COOPERATIVAS DE HABITAÇÃO ECONÓMICA - Instalações Eléctricas;
• BANCO DE FOMENTO NACIONAL - Instalações Eléctricas e Iluminação;
• PAÇOS DO CONCELHO DE ALJUSTREL (Novo Edifício) Instalações Eléctricas e Iluminação;
• LISNAVE - Acústica, Electricidade, Iluminação e Isolamentos Térmicos;
• SETENAVE - Acústica e Iluminação;
• INSTITUTO DE PARTICIPAÇÕES DO ESTADO - Instalações Eléctricas e Iluminação;
• R.T.P. - Acústica Arquitectural;
• ESTADO MAIOR DA FORÇA AÉREA - Acústica (estúdio de TV), Ar Condicionado e Economia da Energia;
• CORREIOS E TELECOMUNICAÇÕES DE PORTUGAL - Ventilação;
• COMPANHIA DE SEGUROS IMPÉRIO - Controlo de Ruído em Instalações Técnicas;
• CENTRO COMERCIAL DO CACÉM - Controlo de Ruído em Instalações Técnicas;
• SHELL PORTUGUESA - Controlo de Ruído Industrial;
• MONTEPIO GERAL - Instalações Eléctricas, Iluminação e Ar Condicionado;
• INTERNATO MASCULINO DE BRAGANÇA - Instalações Eléctricas;


• CAIXA NACIONAL DE PENSÕES - Controlo de Ruído (Grupo de Emergência);
• FIMA - FÁBRICA IMPERIAL DE MARGARINAS - Controlo de Ruído em Instalações Industriais;
• COMPANHIA DE SEGUROS TRANQUILIDADE - Acústica Arquitectural e Controlo de Ruído em Instalações Técnicas;
• CENTREL - AUTOMÁTICA ELÉCTRICA PORTUGUESA - Controlo de Ruído em Instalações Industriais;
• BANCO PORTUGUÊS DO ATLÂNTICO - Controlo de Ruído em Instalações Técnicas;
• EDIFÍCIO DE ESCRITÓRIOS (RUA VICTOR CORDON) - Instalações Eléctricas e Detecção de Incêndios;
• EDIFÍCIO SEDE DE SHELL PORTUGUESA - Controlo de Ruído em Instalações Técnicas;
• NOVO HOSPITAL CENTRAL DE COIMBRA - Controlo de Ruído em Instalações Técnicas;
• CORREIOS E TELECOMUNICAÇÕES DE PORTUGAL (OBRAS SOCIAIS) - Acústica Arquitectural, Iluminação e Instalações Eléctricas;
• CENTRO REGIONAL DE SEGURANÇA SOCIAL - Acústica Arquitectural (anfiteatro)
• COMIBERLAND (NATO OEIRAS e FONTE DA TELHA) - Controlo de Ruído em Instalações Técnicas;
• RECUPERAÇÃO DO HOTEL SINTRA-ESTORIL - Instalações Técnicas após as inundações de Novembro/1983;
• CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS (CENTRO DE INFORMÁTICA) - Rua Padre António Vieira / Controlo de Ruído de Vibrações em Instalações Técnicas e Acústica Arquitectural;
• AUTÓDROMO DO ESTORIL - Projecto, Execução e Fiscalização das novas Instalações Electromecânicas com vista à realização Grande Prémio de Portugal em Fórmula 1 / 1984;
• AUTÓDROMO DO ESTORIL - Projecto das Instalações Técnicas e Especiais referentes à grande remodelação realizada em 1993 para o Grande Prémio de Portugal em Fórmula 1 / 1993.
Fez parte da equipa de projectistas que elaborou os projectos de Instalações Técnicas e especiais dos seguintes empreendimentos:
• EDIFÍCIO SEDE, EM LISBOA DO CREDIT FRANCO-PORTUGAIS;
• REMODELAÇÃO DO HOTEL DE ABRANTES;


• HOTEL D. PEDRO, NO PORTO;
• HOTEL MERIDIEN, EM LISBOA;
• CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS, EM LISBOA, (CENTRO DE INFORMÁTICA);
• COMPLEXO TURÍSTICO "PINE CLIFFS" - ALBUFEIRA
Apartamentos Turísticos, Aparthotel e Hotel Sheraton;
Responsável pela realização dos projectos das Instalações Técnicas e Especiais e respectiva fiscalização e gestão global, nos seguintes empreendimentos:
• CAPELA DA MATUR - Machico, Madeira;
• AUTÓDROMO DO ESTORIL - Alterações e remodelação com vista à realização de provas de Fórmula Um em 1984, 1985, 1986 e 1993;
• APARTHOTEL SOLFÉRIAS - Carvoeiro, Algarve - Alterações e Remodelações;
• ODIVELSOL - Odivelas - Edifícios para habitação,
• CENTRO CULTURAL TEATRO GINÁSIO, Rua Nova da Trindade em Lisboa - Apenas fase de projecto;
• PISCINA MUNICIPAL DE FIGUEIRÓ DOS VINHOS - Com aproveitamento de Energia Solar para aquecimento da água da piscina. (Apenas em fase de projecto);
• TEXTO EDITORA - Remodelação das instalações do Edifício Sede incluindo, além das Instalações Técnicas e Especiais, arquitectura e construção civil;
• TEXTO EDITORA - Serviços Administrativos e Centro de Informática;
• TEXTO EDITORA – Instalações técnicas e Especiais de uma Indústria Gráfica.


EXPERIÊNCIA DE ENSINO
Experiência no Ensino Superior, como docente e regente de cadeiras, nas seguintes áreas temáticas:
• Máquinas Eléctricas;
• Tecnologia dos Materiais Eléctricos;
• Iluminação;
• Instalações Eléctricas;
• Controlo em Sistemas de Energia Eléctrica;
• Cálculo Complexo e Análise Vectorial;
• Física I - Mecânica;
• Produção e Transporte de Energia Eléctrica;
• Energias Alternativas e Economia da Energia;
• Economia e Gestão da Energia.
Desempenhou funções de Director do Curso Superior de Engenharia Electrotécnica - ramo de Energia e Sistemas de Potência - e de Director dos Laboratórios de Máquinas Eléctricas do I.M.P.E. - Instituto Militar dos Pupilos do Exército, durante o período de 1980 a 1990.
Colaborou com o Departamento de Engenharia Mecânica do I.S.T. - Instituto Superior Técnico, na docência de um módulo dedicado à Gestão da Energia, nos Cursos de Licenciatura e de Mestrado.
Foi professor convidado da UAL – Universidade Autónoma de Lisboa onde exerceu funções docentes no âmbito dos cursos de pós-graduação da área de Energia.
Participa, como formador, nos Cursos de Gestão de Energia na Industria, tendo sob sua responsabilidade o módulo da Gestão da Manutenção, organizados pela ADENE – Agência para a Energia.
Participa, como formador, nos Cursos do Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios (RSECE - Energia e RSECE-QAI), organizados pelo ISEL- Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e SGS Portugal, S.A.


LIVROS, ARTIGOS PUBLICADOS E ESTUDOS REALIZADOS
Autor de vários estudos, artigos e livros no domínio da ENERGIA dos quais se salientam:
• FERREIRA, João de Jesus. "Que Energia?". Lição inaugural proferida na Sessão Solene de Abertura do ano lectivo de 1984/1985, I.M.P.E., Novembro de 1984.
• FERREIRA, João de Jesus. "Dossier Bibliográfico sobre Energia e Crescimento Económico", ISE, Lisboa 1986.
• FERREIRA, João de Jesus. "Economia da Energia", Revista “O Electricista”, n.º 3 (págs. 19 e 22), Janeiro/Julho 1986.
• FERREIRA, João de Jesus. "Avaliação dos Recursos Energéticos Renováveis em Portugal", CEEETA, Lisboa 1987.
• FERREIRA, João de Jesus. "Avaliação Sumária do Potencial Energético da Conservação e Utilização Racional de Energia", CEEETA, Lisboa 1987.
• FERREIRA, João de Jesus. "Região de Lisboa e Vale do Tejo - Caracterização Energética", CEEETA, Lisboa 1987.
• FERREIRA, João de Jesus. "Os Recursos Energéticos Nacionais no Âmbito do Programa Valoren", 2º Encontro de Dirigentes do Serviço Nacional de Parques, Reservas e Conservação da Natureza, Tróia 1987.
• FERREIRA, João de Jesus. "Application Methodologique - Étude de Marché/Collecteurs Solaires et Énergies Renouvelables", CREM, Martigny 1987.
• FERREIRA, João de Jesus. "Relatório de Actividades no Centre de Recherche et d’Enseignement en Energie et Techniques Municipales", Martigny – Suíça, CEEETA, Lisboa 1987.
• FERREIRA, João de Jesus. "A Utilização Racional da Energia, no Âmbito das Pequenas e Médias Empresas", Confederação Portuguesa das PME`s, Lisboa 1988.
• FERREIRA, João de Jesus. "Resíduos Sólidos como Recurso Energético", D.G.E., Lisboa, Abril de 1988.
• FERREIRA, João de Jesus. "A Utilização Racional de Energia e o Ambiente"; VI Jornada do Ambiente, Almada, Junho de 1988.
• FERREIRA, João de Jesus. "Energy Conservation in Portugal", D.G.E., Lisboa, Junho 1988.


• FERREIRA, João de Jesus. "O Programa Valoren e os Recursos Energéticos Endógenos", D.G.E., Lisboa, Junho de 1988.
• FERREIRA, João de Jesus. "Evolução do Sector Energético em Portugal - A Conservação de Energia", D.G.E., Lisboa, Agosto de 1988.
• FERREIRA, João de Jesus. "Energia e Economia - A Conservação de Energia", I.S.E., Lisboa, Agosto de 1989.
• FERREIRA, João de Jesus. "A Conservação de Energia em Portugal - análise prospectiva", C.C.E., Lisboa, Setembro de 1989.
• FERREIRA, João de Jesus. "Avaliação do Potencial de Investimentos em Conservação de Energia", C.C.E., Lisboa, Setembro de 1989.
• FERREIRA, João de Jesus. "Sistema de Incentivos à Utilização Racional de Energia aplicado à indústria hoteleira", Revista “Hotéis de Portugal”, n.º 14 (págs. 5 a 10), Lisboa, Outubro de 1989.
• FERREIRA, João de Jesus. "Energia: Que dependência?", Semanário Expresso, Caderno de Economia, Lisboa, 14 de Outubro de 1989.
• FERREIRA, João de Jesus. "Energia Eléctrica ou Petróleo?", Semanário Expresso, Caderno de Economia, Lisboa, 30 de Dezembro de 1989.
• FERREIRA, João de Jesus. "Financiamento por Terceiros - Empresas de Serviços de Energia". Colóquio - Debate: “A Energia e o Público”, Lisboa, 23 a 25 Janeiro de 1990.
• FERREIRA, João de Jesus. "Energia: Investir na Eficiência" Revista Hotéis de Portugal, n.º 18 (págs. 7 a 11), Lisboa, Março de 1990.
• FERREIRA, João de Jesus. "Eficiência Energética na Indústria Cerâmica". 1º Congresso da Cerâmica Portuguesa, Algarve, 16 a 19 de Maio de 1990.
• FERREIRA, João de Jesus. "Informação Energia - Energy-Bus". Seminário “Energia e Indústria”, Porto, 31 de Maio de 1990.
• FERREIRA, João de Jesus. "Information au Consommateur", Workshop sobre “Eficiência Energética nos Equipamentos Eléctricos”, Bruxelas, 1990.
• FERREIRA, João de Jesus. "Investir na Eficiência", Revista Ingenium - Revista da Ordem dos Engenheiros, n.º 43 (págs. 60 a 66), Lisboa, Setembro/Outubro, 1990.
• FERREIRA, João de Jesus. "Financiamento por Terceiros em Projectos de Energia", Colóquios Energia, Ponta Delgada, 11 de Dezembro de 1990.
• FERREIRA, João de Jesus. "Crises de Energia... Crises de Competência!", Revista Visão Estratégica n.º 32 (págs. 25 e 26), Lisboa, 18 de Janeiro de 1991.

• FERREIRA, João de Jesus. "Utilização Racional de Energia - O Papel das Autarquias", Santa Maria, 22 de Março de 1991.
• FERREIRA, João de Jesus. "Energia e Recursos Naturais", Lisboa, 20 de Abril de 1991.
• FERREIRA, João de Jesus. "A (in)eficiência do Sistema Energético", Cadernos de Economia, n.º 15 (Págs. 79 a 82), Lisboa, Abril/Junho de 1991.
• FERREIRA, João Jesus. "A Utilização Racional de Energia e o Energy Bus", A.P.E. – Associação Portuguesa de Energia, Lisboa, Junho de 1991.
• FERREIRA, João de Jesus. "Estudo Técnico Económico para aplicação de Sistemas de Cogeração na Hotelaria", Lisboa, Novembro de 1991.
• FERREIRA, João de Jesus. "Energia em Portugal. Questões da Estrutura da Economia", Revista da Ordem dos Engenheiros, n.º 55 (Págs. 56 a 64), Lisboa, Dezembro de 1991.
• FERREIRA, João de Jesus. "Gestão de Energia e Eficiência Energética em Portugal", Seminário “Energia - Gestão – Inovação”, Avignon, Maio de 1992.
• FERREIRA, João de Jesus. "A Cogeração em Portugal - Encontros Técnicos” Cogeração 92”, Madrid, 28 a 30 de Outubro de 1992.
• FERREIRA, João de Jesus. "The Cogeneration in Portugal - Technical Case Studies", Coreia - EC Joint Seminar on Efficient Energy Technologies, Seoul, Dezembro de 1992.
• FERREIRA, João de Jesus. "A Cogeração em Portugal - Uma Breve Caracterização", Workshop sobre a Cogeração, Lisboa, Dezembro de 1993.
• FERREIRA, João de Jesus e FERREIRA, Teresa. “Economia e Gestão da Energia”. Texto Editora (Págs.156), Lisboa de 1994.
• FERREIRA, João de Jesus. "Monitoring & Targeting - Um método de Gestão", C.C.E., Lisboa, Março de 1994.
• FERREIRA, João de Jesus. "Demand-Side Management - Um instrumento de Planeamento", C.C.E., Lisboa, Março de 1994.
• FERREIRA João de Jesus. "Linhas de Orientação Estratégica – Área da Cogeração – Tópicos”, Lisboa, Julho de 1994.
• FERREIRA, João de Jesus. "Energia", Lição inaugural proferida na Sessão Solene de Abertura do ano lectivo de 1994/1995, I.M.P.E., Novembro de 1994.
• FERREIRA, João de Jesus. “Monitoring & Targeting - Um método de Gestão da Energia”, Revista Ingenium Novembro de 1994.


• FERREIRA, João de Jesus. "The District Heating and Cooling Projects: the case of Lisbon World Exposition EXPO'98", European Conference for the Promotion of CHP Systems to Major Energy Consumers, Thessaloniki, Maio de 1995.
• FERREIRA, João de Jesus. "Cenários de Eficiência Energética para Portugal - 1995 a 2015 ", C.C.E., Setembro de 1995.
• FERREIRA, João de Jesus. "Distribuição Urbana de Frio e de Calor na Zona de Intervenção da EXPO’98”, Dezembro de 1995.
• FERREIRA, João de Jesus. "Estudo Sobre Uma Empresa de Serviços Energéticos ”, Janeiro de 1996.
• FERREIRA, João de Jesus. "Urban Distribution of Heating and Cooling (District Heating and Cooling) At the EXPO’98 Intervention Zone (I.Z.) Lisboa”, Philadelphia, Workshop on “Six International Cogeneration Meeting”, Janeiro de 1996.
• FERREIRA, João de Jesus. "A Gestão Estratégica da EDP – Electricidade de Portugal, S.A. – Algumas reflexões elementares”, Revista Portuguesa de Energia, Abril de 1997.
• FERREIRA, João de Jesus. “Rede Urbana de Frio e Calor na Z.I. da Parque - Um projecto grande consumidor de Gás Natural”, Revista APCC, Setembro de 1997.
• FERREIRA, João de Jesus. "A Propósito da Internacionalização das Economias e o Sector Eléctrico em Portugal”, Diário Económico, Lisboa, Outubro de 1997.
• FERREIRA, João de Jesus. “Sistemas de Cogeração. Estudo do potencial e enquadramento nos objectivos da política energética portuguesa”, Dezembro de 1997.
• FERREIRA, João de Jesus. “Estudo do potencial para o desenvolvimento das redes urbanas de frio e de calor para Portugal (Cogeração e Trigeração), Janeiro de 1998.
• FERREIRA, João de Jesus. "A Climatização Racional e Eficiente de Grandes Hotéis”, Lisboa, Março de 1998.
• FERREIRA, João de Jesus. "A Climatização Racional e Eficiente de Grandes Edifícios – Um Método de Gestão”, Revista APCC, Lisboa, Março de 1998.
• FERREIRA, João de Jesus. "A Energia em Portugal – Uma Reflexão Técnica e Política”, Lisboa, Abril de 1998.
• FERREIRA, João de Jesus. “A Energia em Portugal – Uma Reflexão Técnica”, Alemanha, Hamburgo, 5 e 6 Outubro de 1998.


• FERREIRA, João de Jesus. "A Gestão da Procura - Um Instrumento de Planeamento”, A.P.E. - Associação Portuguesa da Energia – Colóquio - Debate “Energia e Tecnologia”, Lisboa, Novembro de 1998.
• FERREIRA, João de Jesus. "A Cogeração e a Liberalização do Sector Eléctrico”, IFE – “1º Encontro sobre Cogeração”, Lisboa, 18 de Novembro de 1999.
• FERREIRA, João de Jesus. "A Cogeração e a Liberalização do Sector Energético”, IIR- Institute for International Research, Semanário Económico, Lisboa, 24 de Fevereiro de 2000.
• FERREIRA, João de Jesus. "Rede Urbana de Frio e Calor Na Zona de Intervenção da Parque Expo’98, S.A. – Um Exemplo de uma Nova Solução para a Climatização de Grandes Espaços Comerciais”, Revista APCC, 14 de Março de 2001.
• FERREIRA, João de Jesus. "O Estado da Política Energética em Portugal”, Cadernos Empresariais, Lisboa, Março de 2001
• FERREIRA, João de Jesus. "A Política Energética em Portugal – Algumas Observações Críticas”, Lisboa, Março de 2001.
• FERREIRA, João de Jesus. "Custos evitados para a remuneração da produção de energia eléctrica em cogeração”, Lisboa, 16 de Março de 2001.
• FERREIRA, João de Jesus. "A Climatização em Portugal – Algumas Preocupações”, Semanário Expresso, Lisboa, 16 de Junho de 2001.
• FERREIRA, João de Jesus. "A Política Energética em Portugal” – Uma Breve Reflexão”, Cadernos Empresariais, Lisboa, Junho de 2001.
• FERREIRA, João de Jesus. "O Estado da Política Energética em Portugal”, Diário Económico, Lisboa, 21 de Junho de 2001.
• FERREIRA, João de Jesus. "A Política Energética em Portugal”, Lisboa, Setembro de 2001.
• FERREIRA, João de Jesus. "Rede Urbana de Frio e Calor no Parque das Nações – um projecto de sucesso, uma ideia a repetir ”, Revista Energia, Lisboa, Fevereiro de 2002.
• FERREIRA, João de Jesus. "Trigeração e a Rede Urbana na Zona de Intervenção da EXPO'98", Coimbra, Ordem dos Engenheiros, Abril de 2005.
• FERREIRA, João de Jesus. "A Gestão da Energia – Monitoring & Targeting", Lisboa, Ordem dos Engenheiros, Maio de 2005.


• FERREIRA, João de Jesus. “A Política Energética em Portugal e a Energia Nuclear”, Lisboa, Jornal de Negócios, 12 de Julho de 2005.
• FERREIRA, João de Jesus. "Mais Energia para Portugal", Lisboa, Revista Prémio, 20 de Janeiro de 2006.
• FERREIRA, João de Jesus. "Que politica energética para Portugal?", Lisboa, Jornal de Negócios, 9 de Março de 2006.
• FERREIRA, João de Jesus. "Que política energética existe?", Lisboa, Revista Prémio, 7 de Abril de 2006.


© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode